quarta-feira, 22 de julho de 2009

Até quando devemos perdoar?












Alguma vez você já se perguntou: Até quando devemos perdoar?

Perdoar não é uma coisa simples, muito menos fácil, mas é algo necessário. É necessário, pois temos a capacidade de decepcionar as pessoas e as pessoas têm a capacidade de nos decepcionar. Nós ferimos as pessoas, e as pessoas nos ferem. As pessoas têm a capacidade de roubar a nossa alegria, nos machucar e nos ferir e também fazemos isto.

Você já pensou que não há vida saudável sem perdão?

Quando não perdoamos, retemos mágoa no coração, nossa alma se torna azeda, cheia de ódio e sede de vingança. Se não perdoamos, também não poderemos ser perdoados.

Você pode até mesmo dizer: Eu não posso perdoar. Não posso porque fui agredido, humilhado. Não posso porque a dívida é muito grande. Não posso porque fui abusado, ferido ou machucado.

Sabe, Deus nos perdoou de uma dívida muito maior, o perdão dos nossos pecados. Por isso, não temos o direito de dizer: Eu não perdôo, porque Deus já nos perdoou muito mais.

O perdão é a única chance de termos uma vida feliz e de comunhão com Deus e com o próximo.


Certa vez os discípulos chegaram a Jesus, e Pedro, disse: Senhor, até quantas vezes eu devo perdoar alguém? Até sete vezes? E Jesus lhe respondeu, não apenas até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Jesus estava querendo dizer o seguinte: Não há limites para o perdão.

A Bíblia nos ensina que devemos perdoar como Deus em Cristo nos perdoou, um perdão ilimitado, completo. Deus nos perdoa totalmente, pois Ele não se lembra mais das nossas falhas e das nossas transgressões.

Talvez estejamos vivendo uma vida infeliz porque temos mágoa no coração, temos feridas na alma. Talvez estejamos vivendo uma vida de opressão, de tristeza, de ansiedade, uma vida até mesmo de depressão...pois não temos liberado perdão.

Mas quero te dizer algo: É possível perdoar! É possível termos disposição de restaurar relacionamentos quebrados. É possível tomarmos a decisão de ir ao encontro daquela pessoa que nos feriu e liberar perdão para ela.

É possível perdoar da mesma maneira que Jesus fez na cruz. As pessoas o pregavam na cruz, zombavam dEle, mas Jesus, ao mesmo tempo, orava e dizia: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:32).

Da mesma forma, Estevão, quando estava sendo apedrejado, humilhado, e na mesma medida em que estava sendo apedrejado disse: “Senhor, não lhes imputes este pecado!” (Atos 7:60). Isto significa que podemos perdoar.

Às vezes esperamos e ansiamos por DIAS MELHORES em nossas vidas, mas nos esquecemos de que também temos que fazer algo. Este algo é o perdão! Que o nosso maior desejo hoje, seja de sermos pessoas libertas da mágoa.

Talvez hoje, após esta reflexão, você possa escrever uma carta, enviar um e-mail, fazer uma ligação telefônica, fazer uma visita ou ainda uma viagem para pedir perdão ou libera-lo para alguém. Não devemos deixar pendências em nossas vidas, hoje mesmo é o dia de perdoarmos e sermos perdoados.


Texto adaptado de Hernandes Dias Lopes




6 comentários:

  1. pois é...

    é tão dificil perdoar...

    mas vale mto a pena

    vc se sente leve, sem magoa, sem ódio...

    ResponderExcluir
  2. ... e como é bom recebermos o Perdão!!!! Só quem já experimentou o Perdão de Jesus consegue perdoar...

    ResponderExcluir
  3. Alguém já disse: "A falta de perdão é como voce tomar veneno esperando que a outra pessoa morra".

    Tome esta iniciativa de perdoar hoje. A sua saúde está em suas mãos.

    ResponderExcluir
  4. Aí esta uma das lições que precisamos aprender com Jesus. aprender a perdoar.

    ResponderExcluir
  5. É muito dificil perdoar, e pela terceira vez é mais dificil ainda.
    Não sei se consigo........

    ResponderExcluir

DEIXE O SEU RECADO AQUIIIIII...